Gazeta do Nordeste

Mais jornalismo, menos repressão!

Segundo Chico Gonçalves, o deputado vem se consolidando em um dos principais braços da política genocida bolsonarista no Estado

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, utilizou suas redes sociais para denunciar o que segundo ele, não passa de mais uma fake news propagada pelo deputado Wellington do Curso.

Segundo Chico, dessa vez o deputado espalha fake news sobre a aquisição de respiradores adquiridos pelo Consórcio Nordeste junto a fornecedores que descumpriram o prazo e por este motivo, devolveram os recursos pagos pelos Estados do Nordeste para o Consórcio.

O secretário inclusive, chega a divulgar o espelho do Portal da Transparência, utilizado pelo próprio Wellington, onde comprova que parte dos recursos sequer foram pagos.

Confira a íntegra da nota:

Deputado espalha fake news e põe em risco a vida de milhares de maranhenses

O deputado Wellington do Curso, com a afoiteza e a sanha de espalhar inverdades, mais uma vez utilizou suas redes sociais para propagar denúncia infundada acerca da aquisição de respiradores, dessa vez, atacando o Consórcio Nordeste, união dos governadores do Nordeste, que tem como propósito priorizar a cooperação e o enfrentamento em conjunto para problemas comuns a todos os estados. No momento, o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus é a prioridade. O próprio documentado citado pelo deputado prova que ele está mentindo. Mais grave ainda. Leu e mentiu.

O Consórcio Nordeste, sob a presidência do Estado da Bahia, comprou 300 respiradores pelo valor de U$ 9.028.350. Desse valor, U$ 902.835 foram repassados pelo Estado do Maranhão, conforme legislação federal e as normas que regem o consórcio. A empresa contratada pelo consórcio não efetuou a entrega dos respiradores no prazo determinado no contrato. O Governo da Bahia e o Poder Judiciário daquele estado estão tomando as providências para devolução do dinheiro pago pelo Consórcio, tendo obtido o bloqueio judicial dos recursos depositados em contas correntes dos proprietários da empresa.

Vale ressaltar, que recentemente, o próprio Consórcio Nordeste, denunciou uma tentativa de fraude na compra de respiradores, onde a empresa denominada HempCare, tentou fornecer para o CN sem o devido registro na ANVISA. Após a denúncia do esquema, foi desencadeada a Operação Ragnarok, que resultou na prisão de três envolvidos.
.
Wellington, se utiliza de imagem retirada do Portal da Transparência para tentar dar à sua “denúncia” ares de informação verídica. Basta uma observação mais atenta, para verificar que no próprio print que ele utiliza, depois divulgado por alguns blogs, que ao final da tela aparece a Ação: CANCELAMENTO DE PAGAMENTO, no mesmo dia 04/05/2020, ou seja, o recurso não chegou a ser devidamente pago, não gerando ao Estado nenhum “rombo” e por consequência nenhuma atividade fraudulenta como o deputado insinua.

Por fim, o deputado, em vídeo, mistura os casos, falando em investigação de governadores, em prisão de envolvidos, pregando mentiras e desinformação e vai com mais esse triste episódio, se consolidando como um dos principais braços da política genocida bolsonarista no Estado, espalhando mentiras e incitando parte da população a acompanha-lo em gestos tresloucados, como quando invadiu um hospital público para injuriar um médico cubano no exercício de seu trabalho.

#Vida #MaranhaoFicaEmCasa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.