Gazeta do Nordeste

Mais jornalismo, menos repressão!
Duarte Júnior assina Carta Compromisso com os movimentos sociais

Nós, militantes dos movimentos sociais, reunimos na última quinta, 26, com o candidato a Prefeito de São Luís Duarte Júnior, no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, quando Duarte assinou Carta-Compromisso com os Movimentos Sociais de São Luís.

A Carta assinada por Duarte Júnior foi elaborada coletivamente por representações de diversos movimentos sociais e está pautada em três premissas básicas: “1)  São Luís precisa de um plano diretor participativo, de um profundo processo de regularização fundiária e urbanização consciente que leve em conta o direito de todos e todas à cidade e seu processo de metropolização; 2) Precisa ser uma cidade inclusiva, acolhedora e socialmente justa para todas pessoas que nela habitam; 3) Nada disso pode ser pensado ou realizado sem uma sólida política de controle social e participação popular.” (trecho da Carta)

O documento é composto pelos eixos: Por uma cidade melhor para negros e negras; Mais direitos para Povos de Terreiros e Comunidades de Matriz Africana; Economia Solidária para São Luís; Por Direitos Humanos e Participação Popular; Pelos direitos das mulheres; Por uma cidade que acolha a juventude; Pelos direitos das pessoas com deficiência; Direito à cidade e à mobilidade; Moradia Popular; Comunidades rurais – produção e renda. Cada um deles, traz propostas concretas e possíveis para o desenvolvimento das referidas políticas.

Para as representações dos movimentos sociais, só a partir desses eixos, o futuro gestor da cidade poderá efetivamente sanar problemas crônicos e promover bem estar e justiça social, especialmente para os segmentos mais invisibilizados. E isso tudo precisa ser feito com participação popular. É preciso fazer o orçamento participativo, criar espaços de escuta e diálogo com os diversos segmentos da cidade. E nós contamos com isso. Nosso apoio a Duarte 10 é pautado na possibilidade desse diálogo e na construção de uma São Luís melhor, mais inclusiva e socialmente justa para todos e todas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.